Conceito de som

IMG_6290De acordo com o dicionário Aurélio, é conhecido por som o resultado da propagação de ondas sonoras, criadas por um corpo que vibra durante um fenômeno acústico, em meio material elástico. O áudio seria também a sensação auditiva proporcionada por esse fenômeno. Essa definição não ajuda muito a entender o que é o som. Vamos exemplificar alguns elementos do son para explicar como ele é produzido.

Energia

Para a Física, o som é uma energia mecânica, capaz de ser captada pelos ouvidos. Essa energia se propaga num meio material. A existência dessa energia é fácil de ser demonstrada na prática. Perto de uma caixa acústica, o som grave faz a roupa tremer.

Vibração

As vibrações chegam nos tímpanos, presentes nos ouvidos, e estes também passam a vibrar. Tais vibrações se transformam em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro. Basta observar um violão para perceber que somente ocorre a produção de som quando a corda vibra. Quando um tambor ou prato de bateria é tocado com a baqueta, produz vibração. As cordas vocais vibram conforme o indivíduo emite palavras.

Propagação

O som pode se propagar no ar ou em outros meios, até chegar nos ouvidos. Exemplo disso é a possibilidade de conseguir ouvir o som, mesmo estando dentro de uma piscina. Ou escutar uma conversa secreta na sala ao lado encostando o ouvido na parede. Até mesmo a brincadeira de telefone sem fio, feita com duas latas e um barbante estabelece um meio de propagação do som, que é o barbante esticado.

Depois de explicar mais sobre os elementos que geram o som, podemos concluir que o áudio se inicia com uma vibração, feita pela corda do violão, prato de bateria, cordas vocais ou qualquer outro material. Tal vibração se propaga pelo ar ou outro meio (água, parede, barbante), chegando ao ouvido e produzindo vibração nos tímpanos. A sensibilidade da região gera impulsos nervosos, que são interpretados pelo cérebro.

ADD YOUR COMMENT