Características do som

Sound-Waves-CharacteristicsO som é o resultado de vibrações produzidas por corpos, que se propagam e chegam aos nossos ouvidos. Ele pode ser classificado conforme quatro características principais, altura, intensidade, duração e timbre.

Duração

A duração representa o tempo que o som dura e geralmente é medida em segundos.

Altura

De modo geral, o som é classificado como grave ou agudo. São considerados graves ou baixos os sons com onda de maior comprimento, ou seja, pequena frequência. Representam este grupo o barulho de instrumentos como trompa, contrabaixo e o bumbo de uma bateria.

Os agudos, também conhecidos como altos, têm comprimento de onda menor, ou seja, alta frequência. O flautim e o apito produzem sons agudos. Os sons intermediários são chamados de médios.

Intensidade

A intensidade mede a força do som, determinando os ruídos como fortes ou fracos. A amplitude da onda influencia na intensidade do som. Quanto maior ela for, mais forte será o barulho. Sons muito fortes podem prejudicar o ouvido.

Bel é a medida usada para medir a intensidade sonora, mas o submúltiplo decibel é mais visto nas medições. O decibel (dB) equivale a 0,1 bel (B).

Timbre

Em uma situação onde houver dois instrumentos musicais tocando as mesmas notas, o timbre é o elemento que distingue uma fonte da outra. Mesmo que os instrumentos estejam produzindo o som com intensidade e frequência iguais.

A nota dó tocada em um piano e em uma viola está na mesma tonalidade, mas o ouvido consegue diferenciar os sons de cada instrumento. Isso porque eles apresentam timbres variados.

O timbre é a representação de uma onda complexa, ou seja, a soma de sons harmônicos e uma onda fundamental (som simples). Portanto, podemos concluir que as fontes sonoras produzem ondas sonoras complexas também diferentes, tendo como exemplo o som do piano e viola.

ADD YOUR COMMENT